segunda-feira, 13 de junho de 2011

Mulungu do Morro Comemora 22 anos de emancipação política nesta segunda-feira

Hoje, Junho 13, 2011
O município de Mulungu do Morro localizado no Centro-Norte Baiano a 450 KM da capital Salvador , comemora nesta segunda-feira 13 de junho 2011, 22 anos de emancipação política. Com uma população estimada em 12.270 Habitantes, segunda pesquisa 2010 do IBGE, o município vem se desenvolvendo através de uma gestão voltada para as melhorias das qualidades de vida, no tocante ao saneamento Básico, Saúde, Educação, incentivo profissional através de convênios, fomento ao esporte e ações voltadas as áreas sociais.
Como em todos municípios pequenos, Mulungu do Morro passa por dificuldades, e algumas delas, vem sendo superadas graças ao trabalho dedicado da equipe de governo do Prefeito Dr. Amauri Saldanha Lucena que exerce o terceiro mandado com gestor.
Umas das maiores conquistas da população aconteceu no ano de 2010 quando o foi implantado o sistema de abastecimento de água em toda cidade.
“Hoje estamos rindo à toa”. A frase do aposentado Joel Alves, 72, retrata bem a satisfação dos moradores da sede de Mulungu do Morro, cidade que passou a receber água tratada e encanada após a conclusão da Barragem do Rio Tijuco, que está beneficiando a sede deste município localizado na microrregião baiana de Irecê.
Antes, Mulungu era abastecida por um sistema mantido pela Prefeitura Municipal, que distribuía água sem tratamento. Como a demanda dos moradores não era atendida, muitos deles recorriam às lagoas nas imediações da cidade, como a do Tanque Grande ou do bairro Alagadiço. “Na maioria das vezes, a gente tinha que comprar tonéis de água, que era muito caro. Hoje estamos recebendo água em casa, isso é uma riqueza”, declarou ainda Joel Alves.

Mulungú do Morro.
A secretária da creche Vovó Adélia, Sinara Freitas, conta que o dia a dia na instituição, que atende 40 crianças, era muito difícil devido à falta de água “A gente tinha que trazer água de outra escola, de balde, para dar banho nos meninos Agora, a hora do banho é embaixo do chuveiro”, comemorou.
O prefeito municipal, o médico Amauri Lucena, analisa como positiva a operação do sistema pela Embasa. “A empresa chegou no nosso município num momento crucial: estávamos com um gasto muito elevado para manter a Operação Pipa, realizada pelo Exército, que atendia a população com 10 caminhões pipa por mês, além disso, a Embasa tem mais estrutura técnica e financeira para operar o sistema, que é muito complexo”, contou. Lucena comentou ainda sobre a importância da obra para a cidade: “Eu considero esta obra a mais importante dos últimos anos e é um marco para os próximos 100 anos. Além de saúde e qualidade de vida, a população agora tem novas perspectivas para o futuro”, disse o prefeito. Em seu terceiro mandato Dr. Amauri é responsável pela maioria das obras realizadas no município, só nesta gestão realizou dezenas de obras que definitivamente vem mudando a qualidade de vida da população.

Um comentário:

  1. FALTA DINHEIRO PARA TUDO MENOS PARA FARRA E BAGUNCA Q VERGONHA.

    ResponderExcluir